REGULAMENTO Jogos Internos Colégio Escrevivendo


REGULAMENTO Jogos Internos Colégio Escrevivendo

Tabela

REGULAMENTO GERAL 2017 

OBJETIVO GERAL 

Promover a integração geral entre todos os alunos de nosso Colégio, principalmente a integração dos alunos na sala de aula, juntamente com o corpo docente para a consciência do trabalho em grupo, livre de qualquer tipo de discriminação, seja habilidade, técnica, cor, sexo entre outras para um mesmo fim, a vitória.

Desenvolver o espírito de equipe e a união, fazendo com que todos percebam a importância e a necessidade de vivermos na sociedade valorizando e respeitando os limites de cada um, para o sucesso do grupo.

ALTERNATIVAS

Para a realização dos jogos, as turmas serão divididas em grupos de faixas etárias próximas para uma melhor competitividade, conforme tabela  a seguir:

ENS. FUNDAMENTAL I

GRUPO ESPECIAL

2º Ano
3º Ano
4º Ano
5º Ano

 

 ENS. FUNDAMENTAL II e ENSINO MÉDIO

GRUPO A   6º, 7º e 8º  Masc./Fem.
GRUPO B  9º Fund. II e 1º 2º e 3º Anos Masc./Fem.

 

REGRAS GERAIS PARA OS JOGOS

Na Abertura dos Jogos e no Encerramento dos mesmos, todas as salas deverão  fazer-se representadas por todos os alunos devidamente uniformizados (camiseta do Colégio ou camiseta da cor estipulada e calça ou bermuda do uniforme da escola).

MODALIDADES

As modalidades que serão disputadas nos Jogos Internos serão as apresentadas no Quadro das Modalidades a seguir:

QUADRO DE MODALIDADES 

Grupo Especial

Grupo A

Grupo B

Futsal (M. e F)

Futsal (M e F)

Futsal (M e F)

Bola na Torre (M e F)

Handebol (M e F)

Handebol (M e F)

Queima (M. e F)

 

 

Rouba Bandeira (M. e F)

Torcida Organizada

Torcida Organizada

 OBS: Para os Jogos no Grupo A e B, estabeleceu-se a divisão por sexo dentro das modalidades, ou seja, não teremos uma sala campeã geral e sim teremos o Campeão Geral Masculino e o Campeão Geral Feminino. Após a realização de todos os jogos, haverá um jogo entre o Campeão do Grupo A e o do Grupo B masculino e feminino, a modalidade será o Futsal para o Masculino e para o Feminino. Foram especificados no quadro acima quais serão as modalidades de cada grupo e ainda neste regulamento será determinada a forma de disputa dos Jogos Internos 2017 do Colégio Escrevivendo.

 NORMAS BÁSICAS PARA A REALIZAÇÃO DOS JOGOS

PARÁGRAFO 1º - Poderão participar das modalidades todos os alunos que preencherem os critérios estipulados pela Direção da Escola, a saber:

A) Adquirirem o uniforme do Colégio;

B) Estarem devidamente inscritos na Ficha de Inscrição, distribuída pelo professor de Ed. Física para as modalidades interessadas;

C) Alunos com quadro de dispensa médica por tempo prolongado ou com vencimento até 15 dias antes da realização dos jogos deverão ter uma declaração por escrito do pai/mãe ou responsável legal, responsabilizando-se pela participação do aluno nos jogos, isentando a Instituição de ocorrências provenientes do quadro médico em questão e havendo possibilidade, estar presente em todas as participações esportivas na qual o referido aluno em questão participe.

PARÁGRAFO 2º - Os alunos, caso na sala não haja alunos suficientes para variar as modalidades, poderá então participar de 02 modalidades. Nenhum aluno será obrigado a participar dos jogos internos, porém, todos os alunos que quiserem participar terão sua inscrição garantida em no mínimo uma das modalidades.

PARÁGRAFO ÚNICO: Ficam determinados para a realização dos Jogos Internos, que será extremamente proibido dentro dos jogos alunos com pulseiras, relógios, brincos, anéis, correntes, unhas compridas, cabelos longos e soltos, somente materiais macios serão permitidos para prender os cabelos e  o uso de piercing em qualquer parte do corpo. Isso serve para a preservação da integridade física do participante e seus adversários. O aluno que não cumprir a norma deste parágrafo estará vetado das partidas.

PARÁGRAFO 3º - Outros problemas com relação à participação deverão ser resolvidos com a Direção e os Professores responsáveis e o que for decidido pelos mesmos deverá ser acatado por todos.

PARÁGRAFO 4º - Os jogos serão realizados na Quadra de Esportes, nos períodos da manhã e tarde conforme tabela de horários que será divulgada com antecedência. Caso ocorra de chover no dia dos jogos, os mesmos serão remanejados podendo haver mudança nos horários em relação aos períodos dos jogos, caso o mesmo não seja possível repor, cancelaremos todos os jogos da mesma modalidade. Os jogos acontecerão dentro dos horários estipulados nas tabelas abaixo:

Grupo

Horário

Grupo Especial

13h - 17h30

Grupo A e B

07h10 – 12h30

PARÁGRAFO 5º - Os alunos deverão participar dos jogos utilizando coletes de cores diferentes, ou camisetas da mesma cor, respeitando as cores de cada sala conforme distribuição dos Professores Responsáveis e com a bermuda do uniforme escolar. Será permitido o uso de tênis específico para a prática do Esporte. Única exceção a essa regra será para os goleiros que poderão usar calças de goleiro ou calça do Uniforme para jogarem em sua posição.

Caso este parágrafo seja desrespeitado a equipe sofrerá punição com a perda dos pontos obtidos no jogo em que foi infringido o regulamento. O mesmo segue para a calça dos goleiros.

PARÁGRAFO 6º - Os alunos que estiverem sem uniforme adequado não poderão participar das partidas de quadra e a equipe deverá iniciar com os alunos que estiverem devidamente uniformizados. O aluno que não estiver uniformizado no início de um jogo poderá no decorrer do mesmo voltar para a quadra e participar da partida uma vez que esteja devidamente uniformizado, porém, deverá ser obedecido o sistema de substituição de cada modalidade.

PARÁGRAFO 7º - Não serão permitidos o uso de correntes, colares, pulseiras, brincos, relógios e unhas compridas durante a realização dos jogos. Os alunos deverão estar de cabelo preso, porém, não poderão usar presilhas de metal ou de madeira e sim, prendedores apropriados (elástico ou material similar).

PARÁGRAFO 8º - Não serão permitidas jogadas anti-desportivas, tais como faltas exageradas, desacato aos responsáveis ou ainda, “gozações” por parte de nenhum integrante das equipes que estiverem em quadra. O ato de jogar objetos em quadra durante o jogo será considerado uma atitude anti-desportiva e punida como tal.

Os alunos e visitantes que tiverem tais atitudes e após terem sido advertidos sofrerão as sanções previstas em regra, ou ainda, o árbitro tomará as atitudes cabíveis para tais infrações.

 PARÁGRAFO 9º - Brigas ou violências inclusive pelas torcidas durante os jogos ou qualquer lugar do Colégio Escrevivendo, assim como a invasão de quadra por qualquer presente, (não necessariamente alunos) para tomadas de satisfações com o árbitro e professores ou comemoração serão consideradas faltas graves da equipe que estiver em quadra e serão anotadas em súmula. Tais situações serão punidas com perda de pontos pela equipe em questão.

 PARÁGRAFO 10º - As inscrições deverão ser feitas nas fichas distribuídas pelo Professor de Educação Física.

 PARÁGRAFO 11º - A arbitragem é realizada pelos professores e estagiários, os mesmos que se encontrarem em quadra devem ser tratados e respeitados como árbitros, cabendo assim todas as punições previstas em regulamento em casos de desrespeito e indisciplina direcionada aos professores, sejam elas provocadas por parte de alunos, pais ou qualquer outra pessoa que não faça parte da organização do evento.

 

REGRAS GERAIS PARA CADA GRUPO

Fica estabelecido que no GRUPO ESPECIAL será consagrada campeã a sala que obtiver o maior numero de pontos na somatória geral das modalidades Masculinas e Femininas

Nos GRUPOS A e B será consagrado campeão quem obtiver maior número de pontos na somatória geral das modalidades em cada naipe, ou seja, no masculino e no feminino.

Campeão Escrevivendo, as turmas campeãs nos Grupos A e B disputarão para saber qual é a Turma Campeã Escrevivendo.

GRUPO ESPECIAL - 2º ANO ao 5ºANO

Os professores determinarão a forma de competição e as equipes que disputarão os jogos respeitando a individualidade de cada série. Receberão prêmios as equipes que atingirem o maior numero de pontos, respeitando os critérios de classificação de cada grupo.

ENSINO FUNDAMENTAL II e ENSINO DE MÉDIO - GRUPOS (A e B)

Os professores determinarão as formas da competição. As equipes que disputarão os jogos serão formadas pelos alunos respeitando sempre o objetivo da competição que já foi detalhado no inicio deste regulamento, podendo o professor interferir caso o item seja desrespeitado. Receberão prêmios as equipes que atingirem o maior número de pontos na somatória geral do masculino e idem para o feminino.

Grupo A – 6º, 7º e 8º anos

Grupo B – 9º anos e 1º, 2º e 3º Ens. Médio

 FORMA DE DISPUTA

 No final dos jogos serão somados todos os pontos que as equipes alcançaram durante os jogos da semana, esses pontos serão somados aos pontos alcançados em outras modalidades do mesmo naipe (masculino e feminino) para termos as colocações finais para a premiação.

Como já havíamos antecipado neste Regulamento, para o grupo do E.F II e E. Médio, as meninas terão um campeonato e os meninos outro, ou seja, serão somados os pontos do masculino para termos o Campeão Masculino e o mesmo acontecerá no feminino para termos o Campeão Feminino.

 A forma de disputa será o rodízio simples, ou seja, todas as salas jogarão ente si uma vez.

 A pontuação para cada partida será da seguinte maneira:

EQUIPE VENCEDORA 03 PONTOS
EMPATE ENTRE AS EQUIPES 02 PONTOS
EQUIPE NÃO VENCEDORA 01 PONTO
WO 00 PONTOS

  

INSCRIÇÃO PARA AS MODALIDADES

Cada sala deverá ser inscrita em todas as modalidades obrigatoriamente, respeitando, o parágrafo que limita que cada  aluno só poderá participar de 2 (duas) modalidades, caso não tenha mais alunos para participar.

MODALIDADE ALUNOS INSCRITOS
FUTSAL 10 ALUNOS
HANDEBOL 10 ALUNOS
BOLA NA TORRE 10 ALUNOS
QUEIMA 07 ALUNOS
ROUBA BANDEIRA 10 ALUNOS
TORCIDA ORGANIZADA TODOS OS ALUNOS

 

TEMPOS DE JOGOS

 Todos os jogos serão disputados em TEMPO ÚNICO 20 minutos.

 OBS: AS SUBSTITUIÇÕES SERÃO LIVRES DESDE QUE TODOS OS ALUNOS PARTICIPEM DO JOGO E RESPEITEM AS REGRAS DE SUBSTITUIÇÃO DE CADA MODALIDADE.

 REGULAMENTO POR MODALIDADES

 As partidas serão disputadas na quadra do Colégio Escrevivendo de acordo com a tabela que será passada aos alunos.

 FUTSAL – As partidas serão disputadas obedecendo às regras da Federação que comanda o referido esporte, no entanto o tempo de jogo será de 20 minutos sem divisão de tempos, ou seja, um tempo único.

 HANDEBOL – As partidas serão disputadas obedecendo às regras da Federação que comanda o referido esporte, no entanto o tempo de jogo será de 20 minutos sem divisão de tempos, ou seja, um tempo único.

 BOLA NA TORRE – As regras são baseadas no Handebol, a diferença que para marcar ponto os alunos devem jogar a bola na mão do colega que estará dentro da área adversária, o mesmo deverá estar com os dois pés no chão e não poderá deixar cair a bola para marcar o ponto. O tempo de jogo será de 20 minutos sem divisão de tempos, ou seja, um tempo único.

 QUEIMA – Todos deverão jogar ao mesmo tempo, o time que queimar todos os jogadores adversários vence. O tempo será de 20 minutos, caso não queimem todos, vence o time que tiver menos atletas queimados.

 

TORCIDA ORGANIZADA

Será julgada a Torcida Organizada mais alegre, disciplinada e criativa, que esteja presente em todos os momentos da sala durante TODOS os dias de jogos, e não apenas na abertura e encerramento dos mesmos.

O julgamento será diário por jurados escolhidos pela direção da Escola e a pontuação será por posição de melhor torcida:

1ª Torcida mais Organizada – 3 pontos

2ª Torcida mais Organizada – 2 pontos

3ª Torcida mais Organizada – 1 pontos

 

PUNIÇÕES COM PERDA DE PONTOS

Refere-se a punições em relação às equipes, torcida e alunos durante a realização dos Jogos Internos.

PONTOS A SEREM DESCONTADOS DA SOMA GERAL

 

Cartões Amarelos (exceto Handebol) 0,5 ponto
2’ Minutos(Handebol) 0,5 ponto
Cartões Vermelhos 1 ponto
Desistência Não Informada 5 pontos
Falta da Equipe na Abertura e Encerramento 5 pontos
Brigas ou Violência de Torcida 5 pontos
Invasão de Quadra 5 pontos
Atitude Antidesportiva 5 pontos

Será considerada atitude Antidesportiva: Ofensas aos árbitros, dirigentes, professores  e torcida adversária, deixar o local de jogo antes do término do mesmo (salvo expulsão ou exclusão), não cumprimentar o adversário ao final do jogo.

 

HORÁRIO

Os jogos deverão seguir os horários estipulados nas tabela para o bom andamento do mesmo.

Para que haja o início de um jogo, as equipes poderão estar com o seguinte número de alunos em quadra:

 NÚMERO DE ALUNOS PARA INICIAR UM JOGO

Bola na Torre  04 jogadores
Futsal 03 jogadores
Rouba Bandeira 04 jogadores
Handebol 04 jogadores
Queima 05 jogadores

No caso de uma equipe não estar completa, não ter o número mínimo de alunos para iniciar uma partida, ou ainda desistir do jogo será decretado WO, dando a vitória para equipe presente em quadra e nenhum ponto para a equipe que recebe o WO.

A Equipe adversária não será obrigada a igualar o numero de jogadores, podendo jogar com o numero máximo de atletas em quadra por modalidade.

 

PONTUAÇÃO GERAL PARA PREMIAÇÃO

Grupos A e B (Ensino Fundamental II e Ensino Médio)

Serão designados pontos em todas as modalidades coletivas disputadas conforme já mencionado neste regulamento. Estes pontos serão somados e diminuindo-se pontos perdidos com cartões ou atitudes que causem perda de pontos e no final dos jogos teremos o Campeão Masculino e o Feminino de cada Grupo e também saberemos a Equipe Campeã Escrevivendo.

PARÁGRAFO ÚNICO

Fica estabelecido para o ano de 2017, que durante a realização dos Jogos Internos, todos os alunos deverão portar e serem responsáveis por sua hidratação durante os jogos, ou seja, os mesmos devem ter uma garrafinha ou squeeze de água. Esta medida foi tomada para promover a manutenção da saúde de nossos alunos.

 

PREMIAÇÃO

Serão premiados todos os alunos das equipes vencedoras:

Turma com maior número de pontos: Medalha de Campeão;

 A premiação será feita no Encerramento dos jogos e para receberem os prêmios os alunos deverão estar com o uniforme da escola: calça do Uniforme ou Bermuda do uniforme, tênis e camiseta do Colégio ou camiseta da cor combinada com a Organização.

Não será feita premiação posterior, sendo que para a premiação os alunos deverão estar presentes.

 

“CASOS OMISSOS NESTE REGULAMENTO FICARÃO A CRITÉRIO DA DIREÇÃO DA ESCOLA JUNTAMENTE COM OS PROFESSORES RESPONSÁVEIS PARA RESOLVÊ-LOS.”

Veja fotos em REGULAMENTO Jogos Internos Colégio Escrevivendo